Adeus, Romeu

Romeu Sassaki, carinhosamente conhecido no Brasil como “Pai da Inclusão”, faleceu aos 84 anos de idade, após 60 anos de atuação nas áreas da Inclusão e da Acessibilidade. Escreveu inúmeros artigos sobre Educação Inclusiva, Emprego e Serviços Sociais. Até seu último ano de vida participou de importantes eventos públicos, como a oposição aos retrocessos em relação à Educação Inclusiva.

Embora eu não o tenha conhecido pessoalmente, sou uma das muitas pessoas que se inspiraram e se basearam no trabalho dele. Fiquei muito emocionado ao constatar, na minha caixa de e-mails, como ele era atencioso e quantas mensagens trocamos. A última foi em agosto, me parabenizando por minha carreira e pelo meu novo site.

Muitas vezes, ele traduziu documentos sobre Deficiência de forma voluntária, para que fossem lidos por mais pessoas. Um destes foi um relatório que escrevi sobre sindicatos e a inclusão de pessoas com deficiência. Disse a ele que um dos meus objetivos era disponibilizar meu newsletter, Disability Debrief, em português e espero poder honrar meu propósito.

Há dois anos participei com ele de evento virtual promovido por esta pessoa maravilhosa que nos uniu, o Clemente, do Espaço da Cidadania. Sua fala me encantou: ele apresentava fatos de forma clara e que embasavam suas afirmações. Era apaixonado pelo conhecimento e sabia como utilizá-lo para defender a Inclusão, com clareza de propósito e espírito generoso.

Muito obrigada, querido Romeu!

Esse texto foi escrito originalmente em inglês. Muito obrigado a Rodrigo Rosso do Sistema Reação pela tradução, e a Marta Gil por fazer essa conexão. Com essa generosidade e atenção eles mantêm vivo o espírito do Romeu.